sábado, 20 de agosto de 2016

Casamentos felizes, corações saudáveis...

Casamentos felizes, corações saudáveis

Casamento é o melhor remédio! Já tomou sua dose diária hoje? Veja as razões pelas quais estar casado é a melhor coisa que você pode fazer.
  • Como está a saúde do seu coração? Descobrimos o melhor remédio para ele: é o casamento. Sim! O Casamento! Uma pesquisa realizada pela American Sociological Association estudou pacientes que passaram por cirurgia cardíaca, casados e solteiros, e acompanharam o processo de recuperação.
    De acordo com o estudo, nos primeiros meses após a cirurgia e em até 5 anos, a influência do casamento eleva muito a taxa de sobrevivência entre os pacientes, e isso é atribuído ao poder de proteção sentido pelo cônjuge operado. A sociólogaEllen Idler, da Emory University (EUA) citou: "Descobrimos que o casamento impulsionou a sobrevivência (...)."
    Sobrevivência! Uma palavra linda, não é mesmo? A mortalidade entre os solteiros foi muito maior. Assim, o que poderíamos atribuir essa sobrevivência? Há algumas razões muito importantes pelas quais estar casado beneficia toda a sua vida:
  • 1. Capacidade de superação

    Na pesquisa os dados mostram que os pacientes casados estavam mais esperançosos e tinham mais ânimo para enfrentar a dor. Isso se deve ao fato de que nosso cônjuge é nossa âncora. Saber que temos alguém disposto a vencer cada dificuldade da vida conosco nos proporciona segurança. O cônjuge deve ser sempre a fonte de fé, paz, coragem, suporte, esperança, amor, cuidado e motivação para o outro.
  • 2. Capacidade de cura

    Seja um mal-estar físico, mental ou emocional, o cônjuge é a cura. Podemos estar em tratamento nos melhores hospitais e com os melhores psicólogos, e mesmo assim são as doses diárias de cuidado que recebemos no casamento que impulsionam nosso bem-estar. Juntos se descobre que a vida é mais bela, mesmo nos momentos mais sombrios.
  • 3. Capacidade de acreditar

    Exercer fé é a capacidade de acreditar que é possível e a partir daí correr atrás dos seus sonhos e objetivos. Fazer isso a dois torna o caminho mais agradável. Os obstáculos continuam ali, mas ter alguém que está ali para lhe lembrar sempre que o importante é continuar e que desistir não é uma saída faz toda a diferença. A dois, aprende-se a visulizar o futuro como uma possibilidade possível.
  • 4. Capacidade de viver

    No estudo também lemos sobre casos de viúvas. A mortalidade entre aquelas que eram viúvas ou divorciadas é muito maior. Eu acompanhei a trajetória da minha avó após o falecimento do meu avô. Os anos se tornaram amargos para ela e ela falava todos os dias que sua maior alegria seria morrer e reencontrar meu avô. Ela sabia que mesmo com seus filhos, netos e bisnetos, sua alegria só era completa com seu marido. E são as experiências que se constroem ao longo da vida que tornam o casal uma única pessoa, são unos em mente e coração. Isso é algo maravilhoso, não é mesmo? Em uma sociedade que distancia as pessoas, o casamento é a única instituição que assegura aos participantes que, ao se envolverem de todo coração e mente e se comprometerem a zelar um pelo outro, estarão unidos e terão a força que precisam para viver felizes.
    Portanto, preserve seu maior tesouro: Seu casamento. Nenhuma riqueza e nenhuma conquista será mais recompensadora do que aquelas que edificar dentro das paredes de seu lar. Os laços do matrimônio unem corações e conquistas e levam à felicidade. Todo sacrifício dentro do casamento é algo que vale a pena. Se ainda não é casado, faça do casamento sua prioridade e conquiste o que será seu maior investimento. Se for casado, mantenha sua visão num futuro juntos e dia a dia vivam a aventura de amar alguém.

    Évila Sant'Ana é esposa e professora de língua inglesa e apaixonada pelo mundo da leitura e escrita. Acredita que o amor e o conhecimento são os meios de conquistar a felicidade.
  • Abraços.
  • Fernanda Abreu Ferreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário